PARA ESCREVER SUA MENSAGEM CLICK em ENVIAR MENSAGEM ,deixe seu recado, opinião etc...

quinta-feira, 3 de julho de 2008

MATÉRIA IMPORTANTE ...

FLÁVIA "Vivendo Em Coma "


Mãe faz blog para acompanhar luta de filha, em coma há 10 anos !


Sabe aquele tipo de história real que daria um filme? O caso de Flávia, que vamos relatar agora, deu um Blog.
Mas a história não pôde ser contada pela protagonista e isso faz dela ainda mais dramática e interessante: ela é contada por Odele, uma mãe que teria todos os motivos do mundo para se curvar diante dos problemas, mas ela os enfrenta. E enfrenta com uma coragem e obstinação tão grandes que quem a conhece, se apaixona, e se inspira na tentativa de mudar a própria maneira de encarar os fatos.
Mas você já deve estar se perguntando que fatos são esses que a tornam tão única e especial. Odele é uma mãe, que há dez anos, em um dia ensolarado, viu-se diante de uma tragédia que jamais iria imaginar. Sua filha, Flávia, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde moravam. Desde então, a garota vive em coma. Há dez anos.
"O que aqui escrevo, é o relato verídico dos fatos desde o acidente, ocorrido em 06.01.1998, até os dias de hoje. É um alerta sobre o perigo existente em ralos de piscinas. É um protesto contra a lentidão da justiça brasileira".
É com estas palavras que Odele Souza dá as boas vindas aos visitantes de seu Blog, criado em janeiro de 2007. A tentativa da mãe era a de dar vida às palavras que estavam presas em sua garganta. Ali ela tenta amenizar seu sofrimento, e compartilhá-lo com todos. Além, é claro, de alertar aos pais sobre os perigos existentes nos ralos de piscina. Mas Odele acredita que tem uma missão ainda maior "Estou tentando conscientizar as pessoas de que não devemos nos deixar anular pela dor mas sim sair do luto e ir à luta", conta a mãe de Flávia, que viu seu drama ficar cada vez mais complicado com o passar dos anos.



"Após nove anos presenciando o sofrimento diário de minha filha, resolvi que não manteria minha indignação restrita ao quarto dela. Decidi que o tempo de espera por justiça - NOVE ANOS, havia se tornado inaceitável", relata Odele, mostrando que a história é bem mais complexa do que parece.
Logo após o acidente, ela não encontrou dificuldade para chegar à conclusão de que havia irregularidade no ralo, mas, segundo seus relatos, foi necessário que ela processasse o condomínio para que fosse feita a perícia técnica na piscina, por perito designado pela justiça.
De acordo com o laudo técnico emitido, "o condomínio réu substituiu o conjunto motor/bomba/filtro por equipamento de potência de 1,50 cv, quando o mais adequado seria de apenas 0,50 cv........bem como a velocidade no interior das tubulações de sucção e de recalque mostraram-se acima do admitido em normas de segurança relativas a piscinas..."
Segundo o mesmo laudo, o médico que atendeu a Flavia na UTI do Hospital, confirmou que havia sinais de arrancamento capilar na região próxima à nuca da vítima. "É inegável que houve arrancamento dos cabelos de Flavia no ralo de fundo da piscina, o que somente pode ter sido causado, pelo fato dos cabelos da vítima terem se aproximado do ralo associado à vazão de água do ralo em velocidade superior ao previsto nas normas técnicas de segurança...".
Foi a partir desta constatação que Odele moveu uma ação na justiça contra o condomínio, que teria trocado o equipamento de sucção de água da piscina sem orientação técnica, contra o fabricante do ralo, que não teria orientado em seus manuais sobre os perigos da instalação de um equipamento em desproporção com o tamanho da piscina e contra a seguradora, que não teria pago o seguro existente no condomínio, vindo a fazê-lo apenas um ano e onze meses depois, sem juros e correção monetária. "A posição dos réus, como seria de esperar, é de que não têm culpa no acidente e nenhum deles aceita indenizar Flavia", conta a mãe da menina.
Além de conviver com o sofrimento de ver a sua filha em coma vigil irreversível, Odele relata a sua indignação com a lentidão da justiça "Considero um grande desrespeito aos direitos humanos de minha filha que a justiça lenta de nosso país mesmo tendo se passado NOVE ANOS do acidente e mesmo Flavia continuando a viver em coma, que nossa justiça não tenha ainda condenado os culpados a lhe pagar uma indenização coerente e condizente com a gravidade do acidente. Essa indenização não é para me tornar rica, como disseram os réus em seus recursos, mas é necessária para que Flavia possa continuar vivendo com um mínimo de qualidade de vida . Não se tem qualidade de vida sem pagar por isso. A prova da culpabilidade dos réus - o laudo técnico oficial feito na piscina - está anexado aos laudos do processo há tempos. Então, não se justifica essa lentidão da justiça, que por ser tão lenta já se configura numa justiça injusta. Há que se protestar contra isto. É isto que eu chamo de exercício da cidadania".Depois de nove anos é que ela decidiu criar o blog, para protestar contra a lentidão da justiça brasileira e para alertar as pessoas para o perigo dos ralos de piscinas.
"Criei o Blog para de certa forma exercer a cidadania de minha filha, por nove anos esquecida pelos responsáveis pelo acidente que devastou sua vida".

( POVO DE DEUS ME AJUDEM A INTERCEDER PELA VIDA DA FLÁVIA! )

1 comentários:

david santos disse...

Muito obrigada por estares com a Odele e a Flavia.
Parabéns.
Tem um bom fim-de-semana